quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Huelga general!

Hola!

Gente, postagem rápida aqui pra descrever com brevidade um fato que aconteceu hoje:
29 S, la huelga general.
Foi um dia de protesto contra uma reforma laboral. Sim, isso merece explicações. A Espanha está passando por uma crise (explicações sobre a crise nos próximos posts, quando eu tiver tempo pra pesquisar e dar a notícia direito =D ). E uma das medidas pra acabar com a crise é uma reforma laboral que tira vários direitos dos trabalhadores. Só que tira direitos, então é freud!

Por isso a Galícia (província da qual Santiago de Compostela é capital) não concorda com a reforma. Daí combinou-se um protesto contra ela, que foi uma folga geral, como eles denominaram. Um dia em que praticamente tudo fechou e ninguém trabalhou. Uma passeata se formou e seguiu pela Praça Roja (foto), Praça Galícia e Alameda (pontos centrais e bem conhecidos aqui), com direito a bandeiras, panfletos, batuque e muitos seguidores.

O pessoal aqui é ativo mesmo. Nada de ficar parado e acatar todos os decretos do governo.

Estávamos eu e minhas companheiras de apartamento numa livraria (um dos pouquíssimos estabelecimentos abertos) comprando um jornal pra entender o que tava acontecendo. Quando um cara grita lá de fora: apaga a luz! Apaga, apaga! É porque a passeata tava passando em frente à loja dele. Daí ele fechou/baixou a persiana e apagou as luzes pra parecer que estava fechado e evitar que os protestantes tivessem alguma reação violenta contra ele, que teimou em abrir a livraria justo hoje! Agora imagina a gente lá dentro, sem entender nada do que se passava lá fora, sem saber se era perigoso ou não. Aventurazona!

Fiz questão de fazer fotos pra postar essa aqui no blog! Sei que foi interessante. Emocionante, pra falar a verdade. A gente dentro da história! =D E tudo organizado, viu. A polícia estava sempre por perto da multidão pra conter qualquer reação agressiva. Mas foi só precaução. Pelo menos o tempo em que estive junto não houve nada. A última foto foi tirada do meu apartamento, que fica no sexto andar. Vejam a quantidade de pessoas militando! De impressionar! Mais informações, busquem os sites dos melhores periódicos locais (segundo o dono da livraria): La voz gallega e El correo gallego.
Hasta luego!

3 comentários:

  1. uma postagem rápida pra mim ta de bom tamanho... é mais fáci de ler, principalmente pra quem nao tem muito tempo, como eu. Voce posta com que frequencia?

    ResponderExcluir
  2. Marília, tava preocupado contigo...vi um cara com a cara cheia de sangue no G1!..Tá tudo bem né?! Espanhol, é sangue quente...

    ResponderExcluir