domingo, 15 de abril de 2012

Tente mais uma vez


Pelotão feminino da CIA especial (3º ano) no desfile do Sete de setembro de 2007. Eu sou a porta-símbolo, a única mulher de calça nesse agrupamento. Foto: Capitão Aleixo









Hoje lembrei de um texto/poema que li pela primeira vez em 1999 ou 2000, no Impacto, o cursinho preparatório para o exame de admissão ao Colégio Militar de Fortaleza (CMF). O texto foi entregue pelo coordenador do curso, Álvaro Amorim. De formação, Álvaro é advogado, mas ele nasceu para ensinar. Além de coordenador, era também o professor de português. Se hoje sou revisora ortográfica é porque amo e prezo muito pela Língua Portuguesa. Se amo essa Língua, ele tem bastante influência nisso. Ele me fez ver tudo  de maneira fácil. Regras de acentuação gráfica, conjunções, interpretação de texto. Eu via lógica em tudo aquilo e ficava fascinada por entender o modo como a Língua funcionava. Até hoje conservo sérias críticas à minha querida (sem ironia!) e amada Língua, mas admiro-a mesmo assim. Fico pra infartar quando vejo "aqui", "ali" ou "caju" com acento (aquí, alí, cajú), quando leio carangueijo, cabeileireiro ou cabelereiro (o certo é  caranguejo e cabeleireiro). Álvaro me fez compreender que cabeleireiro vem de cabeLEIRA (que tem i). Daí é só acrescentar o sufixo -eiro e fim de dúvidas. Foi ele quem me disse, num momento meu de impaciência em alguma aula, que "paciência é uma virtude". Levo a lição pra toda a vida. E olhe que eu tinha 10, 11 anos. Eu realmente aprendi, aprendi de cor e salteado. Expressão que, segundo ele, quer dizer "aprendi de coração" (do latim). Isso que é aprender.

Dedicado a mainha, transcrevo abaixo - de memória -, o texto/poema que Álvaro nos entregou e que carrego como lição até hoje:

Coragem e perseverança
TENTE MAIS UMA VEZ

Eis aqui um bom conselho a se seguir:
Tente mais uma vez
E verá sua coragem aparecer
Nunca tema
Não há nada que temer
Persevere e verá que vai vencer
Tente mais uma vez

E quer saber? EU POSSO e sempre vou tentar mais uma vez. Sugiro que você, leitor, faça o mesmo. Afinal, você é capaz! ;) Mainha, um abraço com muita saudade da filha que muito te ama.

2 comentários:

  1. Marilia,
    Minha admiração por vocês não tem espaço pra crescer. Falei com tua mae e minha irma de coração, há 2 ou 3 dias, por isso me emocionei ao ler sua mensagem.
    E seus textos são BRAVOS!!!! Vc nasceu pra Brilhar e isso já acontece há tempos!
    beijos de tia sonita

    ResponderExcluir