quarta-feira, 20 de março de 2013

Neurocientista conta revelações sobre o próprio derrame cerebral

No vídeo abaixo, a neurocientista Jill Bolte Taylor relata de forma humana e técnica, simultaneamente, o derrame cerebral que ela mesma sofreu. Euforia, Terra da Alegria, paz e expansividade são palavras utilizadas no discurso. Para a pesquisadora, podemos acessar essas palavras - sob a guarda do nosso hemisfério cerebral direito - e tudo o mais que elas evocam sempre e quando quisermos.

Durante as reflexões, ela teoriza: "Quem somos nós? Somos a força de vida do universo com destreza manual e duas mentes cognitivas. E temos o poder de escolher, a cada momento, quem e como desejamos ser no mundo". Mentes cognitivas, para Taylor, refere-se a, cada um dos hemisférios com suas personalidades tão distintas. Um mais egoísta, racional e calculista, o esquerdo. O outro mais fluido, conectado a todas as outras formas e fontes de energia exteriores. Ela fala várias outras coisas interessantes e que renderiam extensos debates, pesquisas e conversas de bar.





Recomendo que você deixe seu facebook em segundo plano por 20 minutos, só enquanto assiste a essa mulher. Ela tem conhecimento de causa científico e, mais que isso, real. E, como uma vez um entrevistado me falou, as pessoas que passam pelas situações, que vivem aquilo no dia a dia, sabem tanto ou mais que os teóricos. No caso de Jill Taylor, ela congrega os dois. Além de ter uma retórica fantástica!

Se gostar e quiser ver mais, é só clicar aqui. Se quiser debater, gostaria de muito de ouvir sua opinião sobre as possibilidades de acessar tudo isso que o hemisfério direito reúne, tudo isso que ela descreve de maneira tão fascinada. O que você acha? Como isso seria possível (sem um derrame)? É só escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário